domingo, 19 de fevereiro de 2012

LONDRES vem aí! Prepare-se para os Jogos Olímpicos de 2012

Você conhece os símbolos Olímpicos? Vamos apresentar os princípios do olimpismo por meio dos simbolos que representam os povos, o espírito e o sucesso do maior evento esportivo da era moderna.


BANDEIRA OLÍMPICA


Quando o movimento olímpico completou 20 anos, em 1914, o Barão Pierre de Coubertin apresentou a bandeira olímpica, com cinco anéis nas cores AZUL, AMARELO, PRETO, VERDE E VERMELHO num fundo totalmente BRANCO, entrelaçados com 3 anéis acima e dois abaixo. sua explicação para a bandeira e os anéis foi sua representação dos 5 continentes, respectivamente: Europa, África, América, Ásia e Oceania. A primeira vez que esteve asteada foi nas olimpíadas da Antuérpia, em 1924.

ESPÍRITO OLÍMPICO
O mais importante nas olimpíadas não é vencer, mas participar! assim como o mais importante na vida não é triunfar, mas lutar! O Barão Pierre de Coubertin adotou estas idéias para aproximar os povos, diferentemente dos jogos antigos, onde a vitória era a mais alta honraria que um atleta poderia alcançar.

LEMA OLÍMPICO
Escrito em latim, o lema significa "mais rápido, mais alto e mais forte", e foi criado em 1890 por Henri Didon, um dominicano naturalizado francês, muito amigo do Barão de Coubertin.

HINO OLÍMPICO

Letra

Grego lírico Transliteração ao alfabeto latino Versão em Português
Αρχαίο Πνεύμ' αθάνατο, αγνέ πατέρα
του ωραίου, του μεγάλου και τ'αληθινού,
κατέβα, φανερώσου κι άστραψ'εδώ πέρα
στην δόξα της δικής σου γης και τ'ουρανού.

Στο δρόμο και στο πάλεμα και στο λιθάρι,
στων ευγενών Αγώνων λάμψε την ορμή,
και με τ' αμάραντο στεφάνωσε κλωνάρι
και σιδερένιο πλάσε κι άξιο το κορμί.

Κάμποι, βουνά και θάλασσες φέγγουν μαζί σου
σαν ένας λευκοπόρφυρος μέγας ναός,
και τρέχει στο ναό εδώ, προσκυνητής σου,
Αρχαίο Πνεύμ' αθάνατο, κάθε λαός.
Arkhaéo Pneúm' athánato, aghné patéra
tou oraéou, tou meghálou kai t'alithinoú,
katéva, phanerósou ki ástraps'edhó péra
stin dhóksa tis dhikís sou ghis kai t'ouranoú.

Sto dhrómo kai sto pálema kai sto lithári,
ston evghenón Aghónon lámpse tin ormí,
kai me t'amáranto stefánose klonári
kai sidherénio pláse ki áksio to kormí.

Kámpi vouná kai thálasses féngoun mazí sou
san énas levkopórfyros méghas naós,
kai trékhei sto naó edhó, proskynitís sou,
Arkhaéo Pneúm' athánato, káthe laós.
Oh! arcaico espírito imortal, imaculado pai da
beleza, da grandeza e da veracidade,
desça, se faça presente e faça brilhar aqui e
mais além, na Glória de sua Terra e Céu.

Na corrida, na luta e no arremesso, faça
brilhar o ímpeto das nobres competições,
modelando com aço e dignidade o corpo,
coroando-o com a imperecível rama do louro.

Campos, montanhas e mares se vão contigo tal
como um alvi-rubro magno templo, para o
qual se conduz aqui como seu peregrino, oh!
arcaico espírito imortal, cada nação.


O Hino Olímpico (Grego: Ολυμπιακός Ύμνος) foi composto pelo grego Spyridon Samaras, com letra do poeta grego Kostís Palamás em 1896. O hino foi adotado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1958. É executado durante a Cerimônia de Abertura de cada edição, quando a Bandeira Olímpica é hasteada, e na Cerimônia de Encerramento, quando ela é baixada. 

O hino começou a ser cantado em grego, mas em várias edições foi traduzido para o idioma do país anfitrião. Em Sydney 2000, o hino voltou a ser cantado em grego na Cerimônia de Abertura, o que foi repetido em Pequim 2008 (em Atenas 2004, por motivos óbvios, o hino também foi cantado em grego). 




quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Estado lança Medalha do Mérito Esportivo O Laçador

O governador Tarso Genro assinou, na tarde desta terça-feira (7), no Palácio Piratini, o decreto de criação da Medalha do "Mérito Esportivo O Laçador". A honraria tem por finalidade homenagear pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras, que tenham prestado serviços relevantes para o desenvolvimento do esporte gaúcho. A distinção poderá ser entregue a medalhistas gaúchos em Jogos Olímpicos, Jogos Paralímpicos, Jogos Pan-americanos e em Campeonatos Mundiais, vinculados às Federações Esportivas do Rio Grande do Sul, ou mesmo esportistas gaúchos que tenham alcançado resultados significativos para o esporte do Estado.

A sugestão partiu do secretário estadual do Esporte e do Lazer, Kalil Sehbe. Conforme o governador, a distinção é "um marco regulatório para aqueles que contribuíram com a promoção do esporte gaúcho". Estiveram presentes no ato a diretora-presidente da Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs), Renita Dametto, o diretor-técnico da entidade, Luis Carlos Bohrer, o presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física, Carlos Alberto Cimino, o ex-atleta e campeão olímpico do vôlei Paulão, e o ex-atleta de basquete e um dos idealizadores do mérito Celso Scarpini.

Do site da FUNDERGS

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Professora Aline Fofonka e seus pupilos no SUMMER NIGHT RUN 2012

No último final de semana, 11 de Fevereiro, aconteceu em Capão da Canoa a segunda corrida  Win Sports Summer Night Run. Sucesso em 2011, a edição de 2012 da Summer Night Run promete ainda mais, como percursos de 5km e 10km e largada às 21h15 pela beira da praia em Capão da Canoa.

O percurso iluminado com tochas e estrutura de festa atraiu pela animação que a organização proporciona aos participantes. 

O curso de Educação Física ULBRA Gravataí esteve representado pela professora ALINE FOFONKA e seus monitores acadêmicos, acrescidos de alguns alunos alunos que fizeram ou irão fazer o estágio curricular no ICD (Instituto da Criança com Diabete), nesta Summer Night Run.

O grupo 
avaliou diversas medidas como glicemia, FC e lactato de 4 corredores, pacientes com diabetes tipo 1 no repouso, no 2 º Km e no final da prova (5º Km).




Estão todos de parabéns pelo esforço e dedicação.

Aguardamos os resultados destas coletas de dados nas próximas publicações científicas do grupo.


domingo, 12 de fevereiro de 2012

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMANDA NA ULBRA GRAVATAÍ, É MUSA DO CERÂMICA 2012

Mariana, no centro, foi escolhida a Musa do Cerâmica 2012.

O Cerâmica Atlético Clube promoveu, na noite desta sexta-feira (10/02/2012), no SNK Club, o desfile para a sua Musa no Gauchão 2012.

As finalistas no concurso para a Musa do CAC desfilaram em uma passarela montada especialmente para o desfile.

Um júri formado por empresários, autoridades e especialistas em moda e desfile foi o responsável pela avaliação criteriosa de cada uma sete das candidatas.

Ao final da noite, o bom público presente no SNK vibrou com a escolha de Mariana Godoy Dantas como a Musa do Cerâmica no Gauchão 2012.

Katyuce Matos, eleita como 1ª princesa, e Andressa Krech, eleita como 2ª princesa, também receberam elogios unânimes e foram ovacionadas pelo público ao fim do desfile.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Profissional de Educação Física organiza Campeonato de Surf em magistério


No último final de semana, os surfistas de Viamão e do Estado todo participaram do Makai Surf treino, que pelo seu segundo ano consecutivo, foi realizado no balneário de Magistério/RS nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2012. O torneio contou com a participação na equipe de organização e execução do Profissional formado no Curso de Educação Física da ULBRA Gravataí - Diego Blauth.


OLHA ALÍ O DIEGO CONTROLANDO O MICROFONE!!!




Lembramos que este ano tiveram 3 pranchas de Premiação para as categorias open fechada (Viamão), open aberta e Junior, nas categorias Mirim e Master o 1º lugar levou um long john da Freesurf. Foram premiados os atletas de 1º a 4º lugar com troféis e kits das marcas free surf, proside, tools e mad rats. 




Makai surf treino foi realizado no balneário de Magistério neste final de semana com boas ondas e atletas vindos de todas as partes do estado e de Santa Catarina.

Foram disputadas as categorias Open Viamão, Open Aberta, Junior, Mirim e Sênior.

A 1° fase foi disputada no sábado (04/02) com ótimas ondas e baterias disputadas, as finais ficaram para domingo (05/02) com baterias definidas nos minutos finais.

Agradecimentos ao pessoal da Prefeitura de Pinhal, patrocinadores e também não podemos deixar de salientar o apoio, como DMD, Prefeitura de Pinhal e comercio local da região: Mini Mercado Santa Clara , Farmácia Sol e Mar, D&D Calçados, Artesanato Canto da Toca e das empresas de Viamão Alex Pastéis, Inova Contabilidade, Xis da Matriz, Yázigi, Rede Motos, Unimold, Vida Ativa, Magis, Agropecuária Andorinha, Cia do Ar, Forte Castelo e Studio Corpus Pilates.




Valeu a divulgação Xandão, Tiago do blog UpOnBoard e Dileone da Nalu surf Boards.

Grande abraço a todos.



RESULTADOS:

OPEN ABERTA:
1° RODRIGO CARRASCO
2° CRISTIANO CARDOSO (Maior media do surf treino 6,8)
3° JOÃO SANTOS
4° JOSIAS PEDRINHA

OPEN VIAMÃO:
1° WILLIAN DA COSTA
2° LUCAS VARGAS (acesso surf skate)
3° RAFAEL CASTRO (mosaico)
4° REINALDO RUBERT (brothers bar)

JUNIOR:
1° JOÃO SANTOS
2° KEVIN NUNES
3° WILLIAN DA COSTA
4° FELIPE LIMA

MIRIM:
1° KEVIN NUNES
2° VINICIUS POLICARPO
3° LUIS ALAN DA SILVA
4° FELIPE LIMA

SENIOR:
1° FELIPE PEDRA (acesso surf skate)
2° JP (mosaico)
3° MARNIE SIEBEN
4° RAFAEL CASTRO (mosaico)

Parabéns a todos os organizadores e apoiadores. São estas iniciativas que enriquecem nossa vida e profissão.

Luciano do Amaral Dornelles
Coordenador do Curso de Educação Física
ULBRA Gravataí

Doe sangue!

Rio 2016